segunda-feira, 28 de abril de 2008

Marcas Humanas 02 - Fraldas


A grande mensagem da reportagem abaixo é a seguinte :

Independente de serem fraldas de pano ou "descartáveis", o número de fraldas (e seus resíduos) produzido é gigantesco.

Sejam de pano (onde haverá imenso consumo associado de água para lavagem e calor para secagem), sejam "descartáveis" (onde haverá imensa produção de material associado à sua composição, e seu consequente depósito em lixões da região), o excesso de crianças novas sendo geradas está INTIMAMENTE associada à poluição excessiva.

Mas os pais modernos não estão nem aí para isso!!!!

Isto tem um nome : egoísmo e falta de senso de coletividade.

Alguns dados importantes :

Estudos alegam que para produzirmos 5000 fraldas descartáveis (quantidade que uma criança usa nos seus primeiros 24 meses de vida) , 5 árvores são necessárias e estas fraldas se não forem queimadas, persistem 450 anos em lixões. Quando queimadas, liberam dioxina, uma substância  cancerígena.

Até os 3 meses (90 dias) : 7 fraldas / dia >>> TOTAL de fraldas : 630 fraldas

Dos 3 aos 6 meses (90 dias) : 6 fraldas / dia >>> TOTAL de fraldas : 540 fraldas

Dos 6 aos 24 meses (540 dias) : 5 fraldas / dia >>> TOTAL de fraldas : 2700 fraldas

TOTAL = 3870 fraldas (quantia básica)

 

 28/04/2008 - 09h14  (BBC)

Uso de fraldas de pano cresce (sic) devido à preocupação ambiental

Uso aumentou em 6 pontos percentuais na Grã-Bretanha nos últimos anos.
O uso de fraldas de pano quadruplicou na Grã-Bretanha nos últimos anos devido à preocupação dos pais com o ambiente, segundo um levantamento de mercado publicado pela empresa de pesquisas Mintel neste mês.

Segundo a pesquisa, o uso de fraldas de pano aumentou em 6 pontos percentuais de 2005 a 2007, e hoje chega a 8% dos pais com filhos que ainda usam fraldas.

Além disso, 42% dos pais acreditam que o uso de fraldas de pano é melhor para o ambiente e o número de pessoas que se sentem no dever de reciclar seu lixo aumentou em 17,3 pontos percentuais em 2007, em comparação com 2003.

De acordo com a pesquisa, as fraldas de pano hoje ocupam um nicho do mercado e poderiam seguir o exemplo dos alimentos orgânicos para bebês, que deixou de ser um produto de nicho para se tornar popular entre o grande público.

As fraldas de pano - em diferentes modelos e estilos, muitas prometendo praticidade - se tornaram populares por uma série de fatores, segundo a pesquisa, entre eles, o fato de as autoridades locais - que lidam com o lixo - promoverem campanhas pelo seu uso.

Quase três bilhões de fraldas descartáveis são jogadas anualmente no lixo, na Grã-Bretanha e 90% acabam em depósitos de lixo, onde estima-se que o tempo mínimo de decomposição é de 20 anos, podendo chegar a até 400 anos.

As autoridades locais estimam gastar centenas de milhares, e em alguns casos até milhões, de libras por ano, com o lixo produzido pelas fraldas.

- Gastos com o lixo

Mas um relatório divulgado pela Agência Ambiental do governo concluiu que não há uma vantagem clara para o ambiente no uso de fraldas de pano, já que elas demandam energia no processo de lavagem e secagem.

De acordo com a pesquisa de mercado, as fraldas de pano são mais populares entre as mães acima dos 30 anos de idade, das classes A e B, com bom nível de educação e que moram em Londres.

O avanço da Internet e da banda larga também é apontado como fator chave para a popularização da moda, já que as fraldas de pano são, em geral, produzidas por pequenas empresas que não têm condições de competir em marketing com os grandes produtores de fraldas descartáveis.

Para contrabalançar o aspecto menos conveniente de ter que lavar as fraldas, há uma série de serviços disponíveis, entre eles, lavanderias que buscam as fraldas sujas em casa e devolvem fraldas limpas.

O relatório, no entanto, afirma que as fraldas de pano ainda não ameaçam as descartáveis, que detêm mais de 90% do mercado, mas que a preocupação ambiental pode levar a indústria a investir mais na produção de fraldas descartáveis biodegradáveis.

 

Nenhum comentário: